quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ana Polisel

Ana Polisel desenvolve desde dezembro de 2008 trabalhos em áudio visual que trazem a possibilidade de ramificarem-se em outros suportes e mídias. Produzido em janeiro de 2009, MOV00324.MPG faz parte da série "Auto-ajuda". O trabalho estrutura-se a partir de uma filmagem caseira - sem preocupação com questões formais como a luminosidade e a qualidade da gravação – em que a artista, aparentemente preparando-se para dormir, utiliza-se do aparelho de filmagem para marcar impressões e reafirmar conselhos sobre a sua natureza e o ambiente que a rodeia.

A possível relação com outras linguagens como a performance não são descartadas uma vez em que a artista desloca uma ação intima, para o espaço público. A escolha da fala de Polisel caminha sobre encontros e desencontros daquilo que artista sente e observa. Permeiam-se, durante a fala da mesma, aspectos particulares, questionamentos sobre intenções e gestos que ultrapassam o espaço físico, procurando - sem êxito - a subjetividade que a artista procura passar. A transferência de angustias e aspirações da artista são transmitidas por um direcionamento informal e cotidiano. A escolha do suporte abre espaço para reflexões acerca de novas possibilidades de nos relacionarmos com aquilo que gostaríamos de guardar e lembrar, sem que os mesmos estejam depositados em papeis ou outros suportes de cunho tradicional.

Segundo a artista, a mídia com seis minutos de duração procura criar, pela a atmosfera e palavras ditas, uma subjetividade capaz de retornar a ela mesma como forma de reflexão e, quando mostrada ao publico, alcançá-lo como destinatários das mensagens expostas. A transmissão de tais proposições desenvolve-se de maneira rasa, em função da tentativa de imposição de uma poética que não fica clara apenas com o desmembramento do vídeo em uma série e pela tentativa de ampliação de sentidos que não se configuram em profundidade.


Nicole Turzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário