quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tatiana Steter

A artista Tatiana Steter, cria sua obra a partir de um plano bidimensional com barras de ferro soldadas. Curioso, entretanto, é notar que esse plano alude a uma perspectiva tridimensional e quando observarmos a obra sobre um ângulo determinado essa tridimensionalide torna-se uma perfeita ilusão.

Sua intenção parece caracterizar-se por incluir um conjunto de objetos - barras de ferro soldadas - uma imagem que se molda sobre a invenção de sua própria forma. Forma essa, que não se situa dentro de seus limites, expandindo-se em si mesma, atua sob sua própria perspectiva como um conjunto de imagens, posicionadas a certa distancia que, quando observada sobre certo ângulo, sua estrutura bidimensional alude a uma visão tridimensional.

A tridimensionalidade da obra se destaca como estratégia para a sua leitura, é necessário e fundamental, com sua aplicação no ambiente, agregar-lhe como constituinte a condição de incorporar, como elemento de construção, a ilusão ótica. Dela decorre a construção de seu sentido, entendendo o tridimensional - linguagem - como conteúdo e expressão que possibilita organizar sua a leitura, buscando efeitos de sentido que resultam em uma relação direta e ativa do espectador.

Tendo em vista o entendimento dessa linguagem, bem como sua técnica, a obra atua de tal modo, que quase parece resultar de qualidades do contato entre a matéria e o meio em que se encontra. Como se a artista buscasse olhar os diferentes modos de organização e estabelecer conexões entre suas "partes", ritmos dinâmicos que constituem na obra em si.
Íris Lambert




Nenhum comentário:

Postar um comentário