quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Massa

Michelle Massateli, a Massa, é uma artista que se posiciona criticamente diante de seu tempo através da linguagem gráfica. Sua pesquisa se iniciou com a busca por texturas que remetiam ao feminino, desdobrou-se e, assim, encontrou nos ícones de consumo fetichistas a força de seus questionamentos.

O trabalho apresentado faz parte da série "O segredo de Bárbara", em que lingeries são impressas por cima de figuras da boneca Barbie, posicionada como uma pessoa num ensaio fotográfico. No âmbito dos aspectos formais, as sobreposições de diferentes técnicas, remetem à colagem. Mas a abordagem conceitual vai além de uma análise processual. A gravura é um pequeno cartaz, um possível meio de comunicação, ainda que contido em relação à escala, mas incisivo em sua reflexão, a crítica feita por Massa pode ser relacionada aos trabalhos da artista Bárbara Kruger uma vez que ambas retomam questionamentos sobre a sociedade de consumo e seus excessos que induzem ao padrão exigido de beleza inatingível imposto desde a infância.

O viés tomado não é tanto por uma questão o movimento feminista, mas sim uma reavaliação dos objetos de consumo, assim como a lingerie é um objeto de consumo que sugere desejo, a boneca também o é para uma criança.


Milena Edelstein




Nenhum comentário:

Postar um comentário